segunda-feira, 4 de maio de 2015

My PLE - Tarefa 2 - Temática II de PPE


Começando por definir PLE, sigla derivada do Inglês e que quer dizer, Personal Learning Environments, ou traduzido para língua de Camões, Ambiente Pessoal de Aprendizagem, podemos dizer que se trata de todos os recursos que nos permitem fazer uma gestão correta da nossa Aprendizagem e todo o percurso que nela fizermos.

É um conceito que deve ser entendido, tendo por base dois outros que o circundam e que permitem a quem os utiliza ter o seu próprio Ambiente de Aprendizagem e estes dois últimos são, a Aprendizagem Informal e a ALV - Aprendizagem ao Longo da Vida.

No que concerne ao lado informal afirma Attwell, 2007b;

"the idea of the Personal Learning Environments purports to include and bring together all learning, including informal learning from the home learning driven by problem solving and learning motivated by personal interest as well as learning through engagement in formal education programmes"

Para a elaboração do My PLE, tive de rebobinar todo o meu percurso neste Mestrado em Pedagogia do Elearning na sua 8.ª edição e fui até ao Mambo ou módulo de ambientação do curso. 

Neste PLE exponho todos os factores preponderantes para o meu processo de aprendizagem que vão desde os recursos que tive ao meu alcance como o diverso software e/ou outras ferramentas que me proporcionaram a realização deste percurso rico em partilha e aquisição de saberes.

Quando falamos em PLEs torna-se difícil não nos referirmos às LMS, do inglês, Learning Managements System. que se caracterizam pela sua funcionalidade em comunicação, mormente em chats e fóruns como os que utilizamos na nossa plataforma da UC de Processos Pedagógicos em Elearning e em conteúdos (Santos, 2009), que são alicerçados num acesso institucional e que o estudante acede através de uma única porta ao curso disponibilizado. Já o PLE é o meio criado e que incide em quem aprende e na forma como esse aprende gere e domina a sua aprendizagem (Leslie, 2008)

Apesar de haver diversas opiniões e caracterizações em relação aos PLEs é Attwell (2008) que nos dá uma imagem bem mais próxima de PLE, PLN (Personal Learning Environment), VLE e e-Portfolios:


"What distinguishes PLEs from VLEs, e-Portfolios, or from classroom and lecture based learning for that matter, is that it brings together informal and formal learning. It recognizes the primacy of the learner on driving and developing their learning. And - in terms of tools - it provides them the means to organize their own learning".



"I don’t really mind what we call them. What is critical is that a PLE / PLN helps us in organizing our learning and helps us make the connections with those with whom we want to collaborate and share, whoever, wherever they are". (Attwell, 2008)


O PLE aqui exposto em forma de mapa mental é o reflexo do meu percurso ao longo dos semestres dedicados à Aprendizagem neste MPeL8. parece-me relevante ilustrar em cada passo que dei as várias ferramentas utilizadas, bem como, as mesmas eram por mim exploradas, muitas de forma individual e outras com os colegas, família, amigos, conhecidos e mesmo desconhecidos, no fundo com Pessoas !

Para uma melhor compreensão dividi toda esta infindável panóplia em 10 itens que se ramificam em diversas ferramentas cada uma com a sua utilidade e especificidade própria.

Elenco por ordem cronológica os 10 grandes grupos que se subdividem muitos deles conforme mapa ilustrado através da poderosa ferramenta que é o Mindjet.

  1. PC - Personal Computer
  2. Internet
  3. Plataforma Moodle
  4. Pesquisar
  5. Comunicar (redes sociais)
  6. Pessoas
  7. Curador
  8. Partilha
  9. Cooperação
  10. Produção.

A minha aprendizagem, nomeadamente, em contexto de educação a distância. começa com um primeiro acto bem simples e básico que é ligar o meu PC - Personal Computer, o mesmo tem de ter um um servidor de acesso à Internet que me irá permitir dar um terceiro passo que é entrar na plataforma Moodle com as credenciais que me foram atribuídas para o efeito.

De seguida seguem-se os restantes passos dos atrás referenciados começando pela Pesquisa que se descrimina todos os itens utilizados para a mesma e que vão desde o nosso muito conhecido Google com preferência pelo Académico e termina no Scielo faltando referir outros que mais tarde virão enriquecer este PLE.


No Passo seguinte opto pela comunicação onde referencio muitas das ferramentas usadas para esse fim, do famoso Skype ao Poderoso Second Life passando por muitas outras bem relevantes, tais como as redes sociais onde a mais famosa é o facebook.



A Partilha e como ela é importante para que consigamos alcançar os nossos objectivos que a "solo" não seria possível conseguir.


Se a partilha é imprescindível ao sucesso do aprendente a Cooperação não é menos relevante para que consigamos atingir a meta a que nos propusemos.



Num sexto patamar deste elenco a importância das pessoas desde a família que nos ouve e sente o "cheiro" mais de perto ao apoio de colegas, amigos e até mesmo de desconhecidos tudo se torna uma mais-valia nos inúmeros contatos havidos.




Refiro a seguir o Curador onde junto o item 10 da Produção por afinal ser ele o responsável pela elaboração do produto final. Claro a imprescindível partilha tão essencial ao processo de aprender em Cooperação um dos itens também escolhidos para a realização do My PLE.




Este PLE estará em permanente atualização...

No link abaixo poderá ter acesso em wiki e à apresentação em Prezi :)





Licença Creative Commons



REFERENCIAS:

Attwell, G. (2007b). Web 2.0, Personal Learning Environments and the future of Schooling. (U. O. Catalunia, Ed.). Acedido a 1 de maio de 2015, disponível em: http://unescochair.blogs.uoc.edu/05102007/web-20-personal-learning

Lesile, S. (2008). Hunting the Wily "PLE". Acedido a 2 de maio de 2015, WCET: http://www.wcet.info/2.0/index.php?q=node/1033

Santos, C. (2009). Sapo Campus - Plataforma Integrada de Serviços Web 2.0 para a Educação. Challenges 2009 - VI Conferência Internacioanl de TIC na Educação (pp. 34-38). Braga; Universidade do Minho.


16 comentários:

  1. Este My PLE está disponível também na Wiki: http://mypleantonionamorado.pbworks.com/w/page/95828210/My%20PLE%20-%20Ant%C3%B3nio%20Namorado%20Costa

    Espero seja do vosso agrado :)

    ResponderEliminar
  2. Olá António,

    Estou desejosa de ver o teu PLE mas estou com alguns problemas, não sei se é da minha ligação à net... Aqui não consigo ver a representação visual e no link que deixas pede-me a password para entrar. Como achas que posso resolver?

    Um abraço e até já,
    ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana ! Obrigado pela "Ansiedade" :) ... Efetivamente tenho estado com alguns constrangimentos de ordem técnica que julgo estar resolvido no caso que mencionas ! Ora experimenta lá agora ! :)

      Até já,

      e-@braço,

      António2015

      Eliminar
  3. Olá António.
    Gostei muito do teu PLE. São tantas as aplicações e ferramentas existentes, usadas muitas vezes com diferentes finalidades. E acredito que muitas mais iremos descobrir nesta caminhada.
    Abraço
    Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lúcia,

      Sem dúvida que sim ! É interminável o nosso PLE :)

      Abraço,

      Antóno

      Eliminar
  4. Olá António,

    Muitos parabéns pelo teu PLE :) Está bastante rico e inovador!
    Grande Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Hélder. Obrigado pelo feedback :) ttemos de tentar inovar sempre e cada vez mais embora o tempo nem sempre o permita vamos conseguindo dar um passo após outro..

      Abraço,

      António

      Eliminar
  5. Olá António,
    Gostei da forma que dividiste a sua PLE. Ficou muito clara e criativa.
    Obrigada pela partilha.
    Abraços,
    Renata

    ResponderEliminar
  6. Olá António,
    Gostei da forma que dividiste a sua PLE. Ficou muito clara e criativa.
    Obrigada pela partilha.
    Abraços,
    Renata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Renata,

      Obrigado pelo teu feedback :)

      Temos de ser assim criativos e num ambiente em constante mutação deveremos ser os seus mutantes ;)

      P.S: só respondo a este teu post para não me repetir Ok? 😀

      Abraço,

      António

      Eliminar
  7. Olá , Antonio,
    Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito da tua apresentação.
    Fizeste os esquemas por categoria. Isso ajuda a fazer a leitura e perceber como gerir o PLE.
    Parabéns!.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Aparecida .)

      Sim no Mindjet está sob outra formatação mas julguei melhor dividir em categorias e manter o que penso ser imprescindível no meu PLE, ou seja, o PC a Internet e o Moodle que acompanham todas as imagens nas diferentes categorias.

      Se pretenderes visualizar em Prezi deixo o link aqui que também está no post acima ...

      http://prezi.com/lcjhrgnqsziz/?utm_campaign=share&utm_medium=copy&rc=ex0share

      Abraço,

      António

      Eliminar
  9. Olá António!

    Só agora consegui ver o teu PLE. Parabéns pela forma como a apresentas e a representas. Muito criativo.

    Obrigado e parabéns :D
    AnaToscano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana !

      Obrigado pelo teu feedback. Pareceu-me bem fazer desta forma e embora tenha ficado um pouco extenso jugo que é mais percetível a quem visualiza desse lado ;)

      @braço,

      António

      Eliminar